Artrose ou osteoartrose é uma doença degenerativa e progressiva das articulações do corpo que ocorre devido ao desgaste da cartilagem articular.
As articulações mais comumente acometidas são joelho, quadril e coluna. Processo que acomete geralmente pacientes acima de 65 anos, pode ter como causas os seguintes fatores: hereditariedade, obesidade, pratica de esporte de alto impacto, traumas, mal alinhamento dos membros, lesões de meniscos, lesões de ligamentos, entre outras.
A artrose pode levar a um estado inflamatório crônico devido ao aumento da fricção entre as articulações afetadas, o que denominamos artrite ou osteoartrite. Esse processo, pode levar a rigidez, inchaço, dor e perda de mobilidade articular.
O diagnóstico quase sempre é feito através da história clínica e exame físico detalhado do paciente. Exames como radiografia, ultrassonografia e ressonância do joelho auxiliam no manejo e tratamento da doença.
O tratamento tem como principal objetivo aliviar as dores, o inchaço e a perda de mobilidade do joelho causada pela doença em progressão. Para isso, como tratamento inicial temos medicamentos (analgésicos, anti-inflamatórios, protetores de cartilagem e colágenos), fisioterapia analgésica e motora e mudança de estilo de vida.
Diante da falha do tratamento inicial, existe ainda o tratamento com infiltrações articulares (corticóides ou ÁCIDO HIALURÔNICO) e cirurgias (artroscopia ou artroplastia).
Para prevenir a artrose devemos buscar minimizar os efeitos da sobrecarga nos joelhos, praticando exercícios regulares de acordo com a idade e o condicionamento físico e evitar excesso de peso.
Ao menor de sinal de desconforto procure um Ortopedista Especializado.
(P/ Dr. Luiz Guilherme de Mello Werneck, médico em cirurgia do joelho – membro da SBOT e da SBCJ-Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho)