DRENAGEM LINFÁTICA

A TÉCNICA SE RESUME EM MANOBRAS PRECISAS, LEVES E LENTAS UTILIZANDO-SE UMA DETERMINADA PRESSÃO NOS VASOS SANGUÍNEOS E LINFÁTICOS.

É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa (que é composto por água, substâncias orgânicas, inorgânicas e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo) até os linfonodos onde será recolocada na circulação até atingir os vasos sanguíneos.

A técnica se resume em manobras precisas, leves e lentas utilizando-se uma determinada pressão nos vasos sanguíneos e linfáticos.

O objetivo da drenagem linfática é favorecer o metabolismo fazendo com que os líquidos retidos sejam eliminados através da evacuação, micção, suor e respiração.

A drenagem linfática é indicada em casos de sensação de cansaço nas pernas, dores musculares, relaxamento muscular corporal, pós-mesoterapia, pós-mastectomia, varizes, hematomas e equimoses, pré e pós-cirurgia plástica e celulite.

Já é contra indicado em situações de infecção, estado febril, hipertensão arterial não controlada, inflamações agudas, tumores malignos, e tromboflebites do sistema venoso profundo.

Por Fisioterapeuta Lusia Eugenio de Souza

×